NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O JEJUM E

Jejum e Oração


NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O JEJUM E - NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O JEJUM E A ORAÇÃO Mar 28, '10 9:06 PM

para todos

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O JEJUM E A ORAÇÃO

O jejum e a oração devem fazer parte da natureza do cristão, pois a bíblia é bem clara no tocante a estas duas práticas. Se fizermos uma analise bíblica sobre os temas, veremos que homens, mulheres, e até mesmo nações inteiras, alcançaram respostas favoráveis da parte de Deus, por terem praticado o jejum e a oração. Não é de se admirar que até o próprio Cristo praticou a combinação do jejum com a oração em seu ministério terreno. Certamente Jesus deve ser o nosso maior exemplo bíblico de prática cristã. Se Ele sentiu a necessidade de tais práticas, quem somos nós para não acatá-las. O intuito deste estudo é resgatar os princípios bíblicos que foram tão eficazes para aqueles que assim como nós, professaram uma fé firme e sincera no Deus Todo Poderoso, e que em nos-sos dias infelizmente está bastante escasso. Creio que estamos num tempo de grandes realizações da igreja, porém estas dependem única e exclusivamente de nós nos sujeitarmos totalmente a vontade de Deus.

È tempo de nos humilharmos debaixo da potente mão de Deus para que a Seu tempo nos exalte (1Pe 5:6), e com toda certeza o melhor jeito de nos humilharmos é por meio do jejum e a oração.

"Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos...; Nós, pois jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e ele nos atendeu."

(Esdras 8 :21, 23)

TÓPICOS DO ESTUDO:

· BENEFÍCIOS DO JEJUM E DA ORAÇÃO.

· PIONEIROS DA ORAÇÃO E DO JEJUM

· FORMAS DE ORAÇÃO E JEJUM

BENEFÍCIOS DO JEJUM E DA ORAÇÃO

Certamente Deus deseja o melhor para seu povo, e foi neste intuito que Ele estabeleceu para nós ordenanças. Todas elas uma vez praticadas trazem grandes benefícios e nos coloca no caminho do amadurecimento espiritual. É exatamente por isso que devemos ser obedientes a Sua palavra. A prática do jejum e da oração está intimamente relacionada a palavra de Deus. Se lermos as Escrituras com o devido cuidado, perceberemos que ela foi um instrumento de vitória para líderes no antigo e no Novo testamento. Desta maneira se o registro bíblico é digno de nos-sa confiança e um principio a ser seguido, então podemos afirmar que " os vencedores jejuam e oram e os derrotados não."

Jejuamos e oramos em obediência a palavra de Deus

" Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Voltai para mim com todo o vosso coração, com jejum, com choro e com pranto. (Joel 2:12)

" Antes, como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo: na muita paciência,

nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos , nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longaminidade,

na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido." (II Cor 6: 4-6)

" Respondeu-lhes Jesus: Podem estar tristes os convidados para o casamento, enquanto

o noivo está com eles? Dias porém, virão em que o noivo lhes será tirado, e nesse

dia jejuarão." ( Mateus 9:15)

Jejuamos e oramos para nos humilharmos diante de Deus

"Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho direito para nós, e para nossos filhos...; Nós, pois jejuamos e pedimos isso ao nosso Deus, e moveu - Se pelas nossas orações..." (Esdras 8:21, 23)

" Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará." (Tiago 4:10)

Jejuamos e oramos para obtermos vitórias sobre as tentações e a força do mal

" Então , foi conduzido Jesus pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo diabo, e tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites,..." (Mateus 4:1, 2)

" Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum."(Mt 17:21)

Jejuamos e oramos para nos consagrarmos a santidade

" Eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus , para o buscar com oração e rogos, com jejum, e

saco de cinza. E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande

e tremendo, que guardas o concerto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; Pecamos, e cometemos iniqüidade, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes apartando - nos dos teus juízos." (Daniel 9: 3-5)

" E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum e vestiram-se

de saco, desde o maior até o menor..., Quem sabe se voltará Deus, e se arrependera, e se

apartará do seu furor da sua ira, de sorte que não perecemos? E Deus viu as obras deles,

como se converteram do seu mal caminho: e Deus se arrependeu do mal

que tinha dito lhes faria, e não o fez." ( Jonas 3:5-10)

Jejuamos e oramos para sermos guiados pelo Espírito Santo

" E servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a |Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.. e jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, despediram." (Atos 13:2,3)

"E havendo-lhes por comum consentimento eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido."( At 14:23)

Jejuamos e oramos para vencermos as crises

" Então disse Éster que tornasse a dizer a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei ainda que não é segundo a lei; e perecendo, pereçi." ( Éster 4:15,16 ).

Jejuamos e oramos para crescermos em entendimento espiritual

" Portanto, entra tu, e lê do rolo que escrevestes da minha boca as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia do Jejum." (Jr 36:6)

OS PIONEIROS DO JEJUM E DA ORAÇÃO

Para a irritação de uns e para a alegria de outros, a disciplina do jejum e da oração , é revelada pelo Espírito por toda as Escrituras Sagradas. Podemos vê-la também evidenciada ao longo da história da Igreja. Ora, onde existe oração e jejum, existe vitória no meio de dificul-dades, milagres invadindo o impossível e permanente intervenção sobrenatural na vida da igre-ja. Em outras palavras, o desejo de Deus é manifestar a Sua glória e poder sempre que Seu po- vo, em qualquer lugar, se posicione para buscar Sua face em jejum e oração.

ESTER

A jovem judia que tornou-se esposa do rei Artaxerxes convocou todo o povo judeu, que se encontrava sob domínio persa, para se juntar à ela em um solene jejum. Ela se absteve de toda comida e bebida por três dias pois, a vida e a própria existência de seu povo corria grande perigo (Éster 4:16).

ANA

Uma viúva de cerca de 84 anos de idade que viveu literalmente no templo, devotou todo o seu viver à prática do jejum e da oração diante de Deus. Mesmo vivendo naqueles dias tenebro-sos, aquela doce senhora foi reconhecida e honrada como profetisa. Reconhecimentos como es-tes são para pessoas cujas vidas estão permeadas da disciplina da oração e do jejum. Simeão, da mesma forma que Ana, também amou o Senhor e andou em justiça, terminando a sua careira pro-fetizando sobre o pequenino Jesus.

Tanto Ana, como Simeão, viveram no tempo e na direção de Deus para as suas vidas, e seus passos foram , literalmente, estabelecidos pelo Senhor. Para Ana, os mais de oitenta anos caminhando com o Senhor culminou no glorioso momento em que ela contemplou a face do Deus encarnado e, imediatamente começou a proclamar a verdade sobre o filho de Deus. Como poderia aquela mulher andar em direção a pessoas totalmente estranhas e de repente ter a com-preensão que estava diante da encarnação do Deus vivo? A palavra nos relata em Lucas 2:37 que ela " ... não se afastava do templo , servindo a Deus em jejuns e orações , de noite e de dia". Muitos de nós, em nosso dia a dia, nos envolvemos tanto com as coisas desta vida que a realidade de Cristo em nosso viver se torna ofuscada. Como precisamos ver Jesus a cada momento! Ana, claramente , viu Jesus porque ela orava e jejuava constantemente diante do Senhor.

CORNÉLIO

Ele era um centurião romano e seu coração era reto diante do Senhor. Embora ele não fos-

se judeu, ele orava constantemente ao Senhor e o seu viver ganhou boa reputação entre os ju-deus. E teve uma visita de um anjo e fora orientado a contatar com o apóstolo Pedro. Veja o en-contro de Pedro com Cornélio em Atos 10:30,31.

Certamente não foi por acidente que Cornélio, o primeiro gentio convertido a Cristo, fosse um cidadão romano. Neste contexto Deus demonstrou o Seu propósito de estender a Sua graça salvadora para as nações, tribos, raças, incluindo a nação envolvida diretamente com a crucificação de Seu Filho.

Foi este homem que buscava a Deus em jejum e oração; o primeiro gentio alcançado

pelo amor de Deus. A sua sede do Deus vivo fez com que ele e sua família se tornassem os pri-meiros gentios a entrarem no Reino de Deus. A moral da história é: Se você deseja a unção de Deus, ore e jejue.

O APÓSTOLO PAULO

Embora saibamos que o jejum e a oração na vida de Paulo era algo comum, quero relatar onde teve início em sua vida o jejum e oração. Primeiro era um perseguidor ferrenho dos cristãos primitivos, consentia em suas mortes, (At 7 :58 ; 8 :1), assolava as igrejas , entrando pelas casas; e arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão ( At 8: 3 ), respirava ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor (At 9:1,2), só que indo pelo caminho de Damasco para prender qualquer Cristão que encontra-se, teve uma surpresa, pois encontrou não os cristãos mas o pró-prio Cristo.

Após este encontro sobrenatural Paulo ficou cego e foi conduzido a Damasco. Sabe o que Paulo fez já logo no inicio de seu chamado? Veja: "E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu." É incrível, mas ele jejuou e orou por três dias pois o versículo 9 diz que jejuou e no versí-culo 11 diz que estava também orando. Vejamos irmãos que o maior perseguidor da igreja, logo após seu encontro com Cristo, inicia uma vida de disciplina e humilhação por meio do jejum e da oração. Aprendemos que independente de nossa vida ter sido envolta pelo pecado, após nosso sin-cero arrependimento diante de Deus (Pv 28:13), podemos nos tornar verdadeiros cristãos cheios do Espírito Santo e de poder. (Atos 9: 17)

DANIEL

O seu jejum solitário e orações intercessórias diante de Deus salvaram toda a sua nação, impedindo assim, os principados demoníacos frustrarem os planos de Deus para com o seu povo.

ESDRAS

Este profeta esteve em jejum diante de Deus no momento em que fora confrontado com o impossível.

DAVI

Ele jejuou varias vezes em sua vida. Observamos, pelos registros sagrados, como Deus transformou sua vida , tirando-o da total obscuridade como pastor de ovelhas nos campos

de seu pai para o trono de Israel e Judá. Além disso, tornou-se um homem segundo o coração de Deus.

JESUS

Claro, antes de iniciar o Seu ministério no poder do Espírito Santo e se entregar por toda humanidade, jejuou por 40 dias e superou o inimigo e suas terríveis tentações.

A pratica do jejum é encontrada por toda a Bíblia. A palavra de Deus sempre parece de-monstrar através de sua exposição deste assunto, como o homem natural precisa do poder, da provisão de Deus em sua vida, para vencer as impossibilidades,os inimigos e os ataques.

Historicamente falando, todo reavivamento começou quando as pessoas se dispuseram a buscar o Senhor em jejum e oração. O primeiro grande movimento missionário no mundo co-meçou no primeiro século, mais especificamente em Atos 13. Qual foi o contexto para esta explosão gloriosa do Reino de Deus?

" Servindo eles ao Senhor , e jejuando, disse o Espírito Santo : Apartai-me a Barnabé e a Saulo para obra a que os tenho chamado." ( Atos 13:2).

POLICARPO

Em 110 d.c encorajou os crentes a orar e jejuar para serem vencedores nas tentações. Tertuliano, também defendeu o jejum em 210 d.c como uma arma de vitória importantíssima para a igreja. Martin Lutero, o grande reformador, também jejuou. Em seu labor sobre os anti-gos manuscritos das Escrituras para traduzi-los para a língua alemã, ele combinou a sua obra de tradução com a oração e muito jejum. Não é de se surpreender que a versão de Lutero das Escrituras em alemão seja uma das mais inspiradoras que existem.

CHARLES FINNEY

Ele escreveu em sua biografia que, freqüentemente separava dias somente para jejum e oração. Ele relata que toda vez que percebia as " baterias" de seu espírito "descarregando" ou

que a unção do Espírito Santo se desvanecia, imediatamente partia para alguns dias de jejum e, sempre no termino destes períodos, tinha as suas baterias recarregadas. Um jornal da época pu-blicou que Finney estava em uma cidade realizando uma de suas cruzadas. As pessoas que tão somente cruzavam as fronteiras da cidade começavam a chorar por causa de um espírito de ar-rependimento que caia sobre elas. A presença de Deus era tão forte na vida deste homem que as pessoas ao vê-lo eram constrangidas a se entregarem ao Senhor.

JONATHAN EDWARDS Quando ele pregava o seu famoso sermão "pecadores nas mãos de um Deus irado", as pessoas na audiência diziam que o sentimento delas era como se o chão abrisse debaixo de seus pés e revelassem as profundezas do inferno. A unção daquele homem levava-os a um clamor a Deus por perdão e misericórdia. Edward combinava as suas pregações às orações e jejuns.

JOHN WESLEY Ele acreditava firmemente na disciplina do jejum. Ele, pessoalmente, jejuava todas quar-

tas e sextas-feiras. Ele tinha tanta convicção que o jejum deveria ser uma pratica obrigatória no estilo de vida de cada ministro, que sempre falava da necessidade dele a todos aspirantes ao mi-nistério. Este homem se tornou tão poderoso em suas pregações, que se tornou a primeira voz

do grande despertamento e reavivamento que aconteceu na Inglaterra e nos Estados unidos. Alguns historiadores são contundentes em afirmar que o derramamento de sangue e sofrimento da Revolução Francesa, que varreu a Europa, poderia também facilmente ter chegado a Ingla-terra. No entanto, a sua pregação impediu. Wesley atribuiu o poder de seu ministério à discipli-

na do jejum diante do Senhor.

CHARLES HADDON SPURGEON

O grande pregador e mestre , sempre foi encorajado e revigorado pelo jejum. Rees Howel-ls, um grande intercessor, regularmente também combinava jejum e a oração no exercitar de seu ministério.

SADHU SUNDAR SINGHS

Ele foi um sick ( religião proeminente na Índia ), e devoto hindu que se converteu depois de ter recebido uma visão clara do Senhor Jesus Cristo. Ele dedicou a sua vida na propagação do evangelho e se tornou "o apostolo Paulo" da Índia e do Tibet. Certa vez, como Jesus no deserto, ele tentou estar em um propósito de 40 dias completos de jejum e oração. Embora incapaz de completar o seu intento completamente por motivo de saúde, ele disse que tal experiência fortale-ceu seu espírito, permitindo-lhe superar muitas dúvidas, cólera e impaciência em sua vida. Ele te-ve uma vida rodeada de milagres extraordinários, visões celestes, curas, e acredita-se que foi arre-batado para o céu como Enoque, pois ao seguirem-no não o encontraram e muito menos o seu corpo, ele havia desaparecido na estrada.

MAHESH CHAVDA

Hindu devoto, se converteu ao evangelho e diz ter tido revelações de Deus que o convi-dava a fazer vários períodos de jejum por 40 dias ininterruptos. Ele já percorreu mais de 86 pai-ses levando o evangelho com poder em sinais e maravilhas. Ele atribui tal sucesso ao seu minis-tério, a combinação do jejum e oração .

// // //

Bom, o jejum e a oração tem sido uma pratica comum entre os líderes mais proeminentes

da história da Igreja, e em nossos dias, é algo que o Senhor firmemente requer de cada um de nós. É bom frisarmos que não jejuamos com um intento místico para obter coisas materiais ou

poderes sobrenaturais, mas para revigorar o nosso espírito diante de nosso Deus, O jejum deso-bstrui o canal que nos contacta com a unção de Deus, pois este tem a tendência de se corromper através do curso natural de nossa vida neste mundo decadente.

Permita-me que eu lhe dê uma outra breve lista dos benefícios do jejum antes de fazermos menção de seu uso prático.

Quando você jejua:

· Você esta se humilhando debaixo da potente mão de Deus.

· Você será capaz de ver as prioridades da vida de uma maneira mais clara. O reino de Deus se tornara prioridade em sua vida e você terá maior percepção sobre os seus valores.

· Você encontrará equilíbrio na área de sua vida que geralmente, está desequilibrada.

· Egoísmo, ambição e orgulho começarão a ser banidos de sua vida.Você começara a valo-

rizar e realmente apreciar as coisas que Deus tem lhe concedido. Você dirá : "ó que dia maravi-lhoso! É bom estar vivo!" ao invés de murmurar: " Eu serei feliz somente quando alcançar isto

ou aquilo." A pratica do jejum e da oração colocará em seu coração uma forte apreciação por

sua família e um coração agradecido por coisas básicas tais como a sua comida, a sua casa e a sua boa saúde.

· Você se tornará mais sensível ao Espírito de Deus. As coisas espirituais tornar-se-ão mais

claras e efetivas em seu viver.

· Suas áreas de fraqueza serão expostas e o Senhor tratara com cada uma delas.

· Você terá domínio próprio.

FORMAS DE JEJUM

O Senhor quer nos livrar de toda ignorância acerca do jejum

Legalismo e uma certa ignorância das Escrituras Sagradas têm privado o principio bíblico do jejum e oração da maioria dos cristãos. O Senhor quer de uma vez por todas dissipar todo misté-rio e lançar a Sua luz neste maravilhoso e simples instrumento de vitória que nos foi confiado. A maioria dos problemas que as pessoas têm com o jejum, está relacionado com a questão de lega-lismo e idéias rígidas acerca daquilo que o jejum é daquilo que o jejum não é. Muitas pessoas a-creditam piamente que se, elas não jejuarem 40 dias como Jesus, " não são espirituais." A verda-de é que nem todos são convocados pelo Senhor para jejuarem durante 40 dias e ninguém deve-rá se sentir culpado por isto.

Quando se fala em jejum, alguns só pensam no "jejum total". Em suas mentes, a única manei-ra de jejuar é abster-se de todo e qualquer líquido ou comida. Na realidade, este tipo de jejum é a forma mais rara de jejum, mesmo na Bíblia! Em se tratando da questão do jejum ou de qualquer assunto na Bíblia, a promessa do Senhor é tremendamente confortante: " E conhecereis a verda-de e a verdade vos libertará." ( Jo 8:32). Segue-se nos próximos parágrafos algumas das mais comuns questões que tenho observado acerca do jejum.

Qual é o tempo suficiente

É recomendável o jejum pelo menos uma vez por semana se for possível. Procure Faze-lo somente com água. Em casos de pessoas que trabalham e se desgastam muito no dia, beba um suco de frutas ou vegetais. Tome um café reforçado e depois almoce o suficiente para matar o apetite. Então se humilhe por meio do jejum até o almoço do dia seguinte. Quando for entregar o jejum não coma muito e muito menos comida pesada. Comece-o num dia que você sabe que é o ultimo dia de trabalho seu.

Por exemplo: Se você trabalha de segunda à sexta então jejue da sexta para o sábado. Em caso

de você trabalhar a noite, comece então o jejum depois do jantar, e entregue-o no outro dia na hora do jantar. Faça do jejum uma parte regular de sua vida e permita que o Senhor venha tratar com aquelas áreas de sua alma que o bloqueia a viver uma vida plena no Senhor.

Porque eu me sinto tão mal uma vez que o jejum é tão bom? Quase todo mundo experimenta certo desconforto dos efeitos colaterais no inicio do jejum. É provável que você sinta dor de cabeça ou um pouco de náusea no principio. A razão é que existe um acúmulo de toxinas em seu corpo que deverá ser eliminado (isto, na verdade, é um fato científico.) Até mesmo autoridades seculares da saúde afirmam que um dia de jejum por semana é excelente para o corpo humano.

O jejum poderá curar alguma coisa?

O jejum em si mesmo não traz cura. Ele na verdade, lhe proporcionará vitória no mundo espiritual. Contudo, você terá que se arrepender de todos os seus pecados antes de se posicio-

nar diante de Deus em jejum e oração ( Pv 28:13 ). O jejum não é uma cura de Deus para os ma-les, mas uma poderosa arma de guerra.

Se eu quebrar o meu jejum em momento de fraqueza ou distração?

A fraqueza faz parte da disciplina do jejum. Aliás este é o lugar onde queremos colocar o nosso corpo e alma no momento em que estamos jejuando. A fraqueza corporal atrapalha muito mas faz parte do processo de domarmos o nosso corpo. Então, se a fraqueza for muito grande, tome algum tipo de suco de soja ou bebida láctea, mas não pare o jejum.

Diferente tipos de jejum e oração.

A maioria das pessoas ficam impressionadas ao descobrirem quantos tipos e variações de jejum existem na Bíblia. Este entendimento pode remover muitos dos mistérios e frustrações

que muitos sentem sobre a questão do jejum.

1- O jejum completo refere-se à total abstinência de comida e bebida. O período máximo para este jejum é de três dias e três noites. Se você tentar ir além de três dias sem água (é lógico, a menos que o Senhor o esteja direcionando para isto), você poderá estar correndo sério risco de vida. Este tipo de jejum, realizado por Éster e Esdras, é a expressão da urgência da presença imediata de Deus.

2- O jejum normal realizado por Jesus no deserto, envolveu total abstinência de comida, mas provavelmente regular quantidade de água.Geralmente este tipo de jejum permite a limpeza do corpo de qualquer tipo de toxina. É necessário beber só água filtrada e se desejar uma limpeza ainda melhor acrescente uma dose de suco de limão. Evite tomar qualquer tipo de bebida que contenha cafeína.

3- O jejum de Daniel, ou jejum parcial é o recomendável para quem nunca jejuou antes. Ele

não comeu "manjares agradáveis" mas somente vegetais e água. O Senhor será tão honrado

por este jejum quanto pelo completo. Ele é essencial para pessoas que trabalham em serviços braçais ou que exija muita força.

4- O jejum em grupo, ou jejum de concordância (Corporativo), é o tipo de jejum que desviou

a ira de Deus de sobre a cidade de Nínive. Foi este também o jejum convocado por Esdras e

por Éster. O rei Josafá convocou Judá para um jejum(2Cr20). De todos os jejuns do antigo tes-tamento, o mais conhecido é o de Daniel. Ele o descreve em Dn 10:2-3, estude-o.

Coisas que devemos evitar quando jejuamos.

Quando você está tomando suco de frutas, evite aqueles que são ácidos, tais como laranja

e abacaxi porque podem trazer desconforto e danos para o organismo. O suco de maça é mui-

to bom, mas tenha cuidado para não saturar o seu organismo com muito açúcar, até mesmo

em se tratando de sucos naturais. É recomendável que todos os sucos sejam diluídos em água. Se você está realmente em um jejum acredite, o seu corpo apreciará qualquer pequena quanti-dade de nutrição.

Procure eliminar carnes e sobremesas. Haverá vezes em que seu corpo desejara somente frutos e vegetais. Existem jejuns que demandam um acordo mutuo entre marido e mulher no sentido de se absterem de relação sexual por determinado período ( I Cor 7:4-5 ). Seria tam-bém saudável evitarmos assistir televisão. Procure gastar o maior tempo na leitura da Bíblia e na oração.

Respeite seu corpo durante o jejum.

Haverá vezes em que você se sentira extremamente cansado durante o jejum. Nestes casos é de suma importância que você respeite o seu organismo.

Como você deve respeitar o seu corpo durante o jejum? Se você se sentir muito cansa-do, sente-se descanse, relaxe por alguns minutos. Porem se você sente extremamente desgas-tado é hora de parar o jejum e aguardar um melhor momento oportuno.

O que você pode esperar durante o jejum?

É indispensável a leitura da Palavra durante o período do jejum, pois com certeza, os ataques de satanás serão implacáveis nestes tempos e a batalha espiritual pode se intensificar muitíssimo. O inimigo odeia quando entramos em um propósito de jejum e oração, mas o nosso consolo é que a vitória é certa.

Muitos questionam o porquê de tais ataques tão intensos! Ora, você devera esperar por eles, porque no jejum e oração sua posição é de ataque e de "franco atirador"(atirador de elite) contra o império das trevas. E uma vez atacado tentará retribuir, mas não se preocupe, tão so-mente " sujeitai-vos a Deus , e resisti ao diabo e ele fugirá de vós." ( Tiago 4:7)

Termine o jejum com sabedoria.

Exercite a sabedoria no momento de terminar o seu jejum. Isto é especialmente importante se você estiver terminando um jejum prolongado. Uma vez mais, eu te exorto a tratar o seu corpo com respeito. Freqüentemente se ouve dizer de pessoas que estão para entregar o jejum tais palavras: " Eu quero comer o maior bife do mundo ou a melhor feijoada." Se você fizer isto, você estará ferindo seu corpo. Quando você estiver terminado o jejum, faça-o gradativa-mente. A verdadeira arte de jejuar com sabedoria é saber começá-lo e como terminá-lo. É re-comendável o uso de saladas ou sopas ou até mesmo algum tipo de iogurte.

OBSERVAÇÃO:

Existe um precedente bíblico para quarenta dias de jejum e oração sem comida e água . Contudo, é necessário observar que estes jejuns foram literalmente por uma direção especí- fica de Deus. Tais jejuns poderiam ser fatais sob quaisquer outra circunstância.

Nunca devemos esquecer que todo e qualquer tipo de jejum não terá proveito algum se não houver uma verdadeira dedicação a santidade e rincipalmente a oração.

" O maior de todos os jejuns foi recomendado por Deus em Isaias 58:6-12, por isto estude-

mos todos juntos."

VOTO DE RAPAR A CABEÇA. PORQUE VAMOS RASPAR A CABEÇA?

''Muitas coisas sE levam a pensar no fator de uma PESSOA querer raspar sua cabeça, mais algumas perguntas questionam meu coração a respeito disso... E se eu fosse submetido a sessões de quimioterapia? Se eu fosse um modelo ou artista em busca da fama? Se hoje me oferecessem um bilhão de euros, será que eu não o faria? Se raspar minha cabeça fosse sinônimo de gloria e fama, eu não o faria?

Tudo isso me leva a pensar que a humanidade tem caminhado em busca de prazeres desta terra! O que leva uma pessoa a raspar sua cabeça é: UMA PAIXÃO! Somente isso defini o "por quê?" Apaixonados fazem loucuras de amor!!! Somos apaixonados não somente pelo Senhor, mas também pelo propósito Dele... GANHAR A NOSSA GERAÇÃO! E você, tem sido apaixonado pelo propósito de Deus? Já fez algo para que todos vejam essa paixão?''

..Contamos com muitas pessoas que sabem organizar, mas poucas dispostas a agonizar; muitas que contribuem, mas poucas que oram; muitos líderes, mas pouco fervor; muitos temores, mas poucas lágrimas; muitas que interferem, mas poucas que intercedem; muitas que convertem, poucas que combatem. Se fracassarmos no jejum e na oração, fracassaremos em todas as frentes de batalha...

Jó 1:20 Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;

Atos 21:24 toma-os, purifica-te com eles e faze a despesa necessária para que raspem a cabeça; e saberão todos que não é verdade o que se diz a teu respeito; e que, pelo contrário, andas também, tu mesmo, guardando a lei.

Que Deus nos abençoe, amém!

Texto de:

Igreja Vale

Igreja Vale das Bênçãos em Campo belo - MG